Queda da corrente de Bicicleta.


Corrente de Bicicleta

O problema da queda da corrente de bicicleta.

Este problema da queda da corrente de bicicleta é mais comum em bicicletas que tiveram originalmente transmissões de dois ou três pratos e passaram a mono prato. Embora, possa ocorrer em bicicletas novas de 12 velocidades. Uma atualização de 9, 10 ou 11 velocidades para 12 velocidades.

Estamos a falar da queda de corrente quando nos encontramos no pinhão grande e pedalamos para trás. Mas para que pedalar para trás se isso não nos faz avançar?

O que pode fazer a corrente cair?

Bem em alguns momentos, sim é necessário. Como numa subida mais técnica, por exemplo, para  reposicionar nossas pernas de forma a obter uma posição de maior força.

Quando fazemos isso a corrente cai normalmente 2 ou 3 pinhões. E porquê?

Este fenômeno bastante incomodativo deve-se a uma linha de corrente errônea, mas não culpem o vosso mecânico, por vezes é bastante difícil resolver.

Quando isto acontece e pedalamos o desviador vai forçar a corrente a sua posição inicial ou seja subir 2 ou 3 pinhões de uma só vez. Isto obriga a movimentos e forças laterais que podem chegar a danificar ou até mesmo partir a corrente.

As correntes não estão desenhadas nem pensadas para tensões laterais, estão pensadas para trabalhar em linha.

Assim que se tiver este problema não se assuste. Não se trata de um problema de afinação e provavelmente não tem solução. Se a linha de corrente não estiver precisa irá passar sempre.

Linha de corrente ou (chain line) pode ser calculada e ajustada. No entanto, nem sempre se pode resolver apenas com um ajuste.

Quem viu este artigo também visitou as páginas, Manutenção da Bicicleta e Lavagem da bicicleta.

Outros artigos que podem interessar: sistemas de travagem, capacete de ciclista e Formigueiro nas mãos quando ando de bicicleta.

Para a manutenção ou reparação de bicicleta contacte-nos.