Sistemas de travagem.


Sistemas de travagem

Sistemas de Travagem

Os sistemas de travagem utilizam um fluído, erradamente chamado óleo, com uma classificação DOT (DOT 3 / DOT 4 / DOT 5).

A Norma foi criada pelo Departamento de Transportes Americano (Departament Of Transportation,D.O.T) e separa o fluído por categorias em função de suas propriedades físico-químicas.

Os sistemas de travagem requerem uma regular manutenção devido às propriedades do “óleo”. Concretamente este fluído contém como base um éter de glicol.

Este é uma substância higroscópica o que significa que retém a humidade da atmosfera. Quando esta humidade atinge um valor aproximado de 4%, as propriedades do fluído são alteradas.

Outro dos componentes incluído neste fluído é um sal que, quando a temperatura é elevada, se deposita em forma de cristais nas pinças, ocasionando prisão dos pistões e obrigando à sua limpeza.

Pelos motivos descritos é recomendado a troca do fluído pelo menos uma vez por ano e a cada manutenção do sistema de travões.

Entregue a sua bicicleta a um técnico especializado.

São ainda indicações importantes:- Não misturar fluído velho com fluído novo, mesmo que tendo a mesma classificação DOT.

O correto é trocar o fluído completamente.- Não misturar fluidos de DOT diferentes, pois pode provocar reação e formação de resíduos.

Não guardar a embalagem aberta para utilizar o fluído restante posteriormente pois este absorve água. Espero que estes conselhos lhe sejam úteis.

Mantenha sempre a sua bicicleta em boas condições entregando a manutenção a um especialista.

As marcas que utilizam este sistema são; Sram, Avid, Hayes, Formula e Hope.

As marcas Magura, Shimano e Tektro usam oleo mineral.

A mudança deve ser frequente pelo menos de duas vezes ao ano em utilizador frequente e uma mudança em utilizadores menos frequentes.

A purga dos travões varia conforme a marca, cada fabricante tem uma forma e uns procedimentos próprios, assim como acima referido a questão do fluido.

Veja mais dicas para a boa manutenção da sua bicicleta no Guia do Ciclista. Para manutenção ou reparação da sua bicicleta visite a oficina de bicicleta.

Siga-nos no Facebook em Oficina de Bicicleta.